Amigas do Peito

Maria Lúcia Futuro Mühlbauer 2006

Saímos de um sáculo inteiro vivido, no ocidente, num paradigma tecnocrático, racional e de consumo. Conseguimos bens, idéias, tecnologias…. e o planeta? E os outros?

Na virada do milênio se concretizou uma iniciativa: a discussão sobre “um outro Mundo é possível” – tema dos encontros anuais do FSM.

Todos sabem das mazelas que nos cercam, dos males que nós causamos, da anestesia que o mundo busca nas drogas lícitas e ilícitas. Não observamos nem respeitamos os ciclos da vida, não vemos valor no aspecto ético de cada ato nosso….Sacrifício? Esforço? Renúncia? Bem comum? Disciplina? Partilha? Alguns nunca souberam o significado destas palavras.

Muitos de nós, mesmo com as nossas limitações, estamos desejosos por trabalhar, construir um mundo solidário, mais respeitoso, mais justo.

A indignação contra a corrupção, a violência, o desamor é importante, mas não é suficiente. As transformações podem começar como gotas d’água, que pela persistência são capazes de furar pedras, pela continuidade são capazes de formar córregos, pelo número são capazes de ser chuva.

Tecnologia, não se pode imaginar acabar com ela para transformar o mundo, mas é preciso incluí-la num paradigma de maior abrangência, de maior respeito, de compromisso entre as pessoas, os povos, entre todas as criaturas.

Nesta visão, a Amamentação pode ser um símbolo: alta especificação e qualidade do produto, facilidade e rapidez de acesso, troca e compromisso entre as parte, respeito pela qualidade, pelo desejo do outro… etc.

É… pode ser o símbolo do novo paradigma de atenção individual amorosa e comprometida, onde não há dominação, nem controle, nem poder, mas vinculação, respeito, troca, sem desperdício dos dons da natureza, sem lixo, sem consumo pelo consumo. Um bebê mama tanto quanto precisa e cada mãe produz quanto é necessário: uma sintonia ímpar.

Buscar o símbolo da amamentação com sua vinculação afetiva e seu comprometimento respeitoso de troca e perceber este aprendizado em muitos outros momentos da vida é uma experiência educativa e gratificante.