Amigas do Peito

Cáries  e Amamentação

Na  amamentação o leite mal passa pela boca,  tendo pouco contato com a parte da frente, com os dentes de leite. Com o posicionamento da bico de encontro ao palato mole a maior parte do leite escorre diretamente para trás.  Ficando pouca quantidade em contato com a língua e dentes.

Também a aderência do leite humano é pequena, bem menos em relação aos outros alimentos.  A acidez que resulta dos restos alimentares do leite materno é bem menor que a de outros alimentos, embora este seja rico em açúcares.

O maior problema com as cáries, entretanto, é a contaminação. Sem as bactérias que fazem a doença aparecer, tudo pode estar adverso e nada acontecer.

Pais e cuidadores portadores de cárie (doença de gente jovem, que não usa dentadura!) transmitem a doença cárie para crianças pequenas. Importante assim cuidar da família para que não transmita as bactérias quando prova da colher da criança, quando sopra para esfriar a comidinha, quando beija a criança na boca, ou nas mãozinhas que vão à boca.

A higiene depois da alimentação com qualquer alimento é importante. Evitar uso abusivo de doces e farináceos que podem aumentar demasiadamente a acidez e favorecer a cárie é medida preventiva.

Entretanto é necessário pesar bem a recomendação de escovação após as mamadas noturna no peito ou mesmo a retirada destas.  Medir o custo e o benefício destas mamadas que trazem calma e conforto na noite, tranquilizam o sono e mantêm  a glicemia regulada na madrugada (a hipoglicemia é acidificante para o organismo).

Recomendação categórica de retirada das mamadas noturnas costumam ser medidas drásticas que nem sempre resolvem os casos de cáries.

Na prática de muitos e muitos anos de grupos de mães, nenhuma vez vimos cáries em bebês bem cuidados e amamentados mesmo com múltiplas mamadas noturnas. Os poucos casos que observamos estavam ligados a outros fatores além da amamentação (mamadeiras, doces e má higiene durante o dia).  Nem podemos dizer que é um pequeno grupo este com qual lidamos visto que são milhares de mães que nos procuraram e procuram no nosso dia a dia.