Amigas do Peito

Tipoias, Quepinas ou Kepinas, Wraps  e Slings são porta- bebês de pano em forma de faixa. quadrado ou retângulo utilizadas dobradas  e amarrada na ponta ou presas por  anéis.

 

O nome Kepina é proveniente de tribos indígenas do sul da América do Sul.

O tamanho é único, pois é adaptável para todas as fases do crescimento do bebê, desde seu nascimento. O que muda é o tamanho do nó, ou a altura dos anéis, dependendo do tamanho da pessoa que está carregando o bebê. Muitas famílias têm mais de uma kepina e depois de ajustar o nó para o pai ou a mãe, por exemplo, até lavam a kepina sem tirar o nó para não precisar ajustar outra vez.

Slings, são com aros,e são ajustáveis pelas bordas,  mas todos os porta bebês em tipoia seguem o mesmo princípio... e a gente vai descobrindo seus usos com a prática. A vantagem dos porta-bebês em tipoia  é que podem ser usados em qualquer idade.  É claro que de acordo com a idade e tamanho do bebê,  vão ser usados de diferentes formas.

Por exemplo: 

  • um bebê de 1 mês, ele poderá ficar dentro da kepina em posição praticamente horizontal, com a cabecinha amparada pela kepina ou pelo sling; 
  • um bebê maior -  6, 8 meses, já vai querer ficar mais em posição vertical ou de "cavalinho", com as pernas abertas na cintura de quem o estiver carregando.  Sua cabeça já não precisa da kepina para ampará-la, pois ele já a sustenta sozinho. 
  • uma criança de mais de um ano pode ser carregada sem problemas, na verdade você usa a kepina até enquanto você aguentar carregar a criança e ela desejar.  Por experiência conhecemos gente que usa kepina  muito além dos 3 anos.