Amigas do Peito

Através da nossa experiencia e procurando seguir as orientaçoes do Centro Nacional de Referencia em Bancos de Leite Humano (FIOCRUZ-RJ), temos indicado os seguintes procedimentos para congelamento do leite materno:

· Usar frascos de vidro ou plástico esterelizados por fervura de meia hora, ou cubas de gelo dentro de sacos de congelamento estéreis.

· O leite materno ordenhado pode ser armazenado por 15 dias no congelador; por 3 meses no freezer separado de outros alimentos; ou 24 horas na geladeira.

· O transporte entre o trabalho ou a casa e o local onde se encontra o bebê pode ser feito dentro de um isopor com gelo, sempre no frio mais intenso que seja possível e bem fechado para não contaminar. Caso o leite esteja congelado, nao ha necessidade de colocar gelo dentro da caixa térmica. O leite descongelado não deve ser congelado novamente. Cuidado para não haver descongelamento durante o transporte.

· Para utilizar o leite, basta deixar descongelar em temperatura ambiente e aquecer a quantidade a ser oferecida em banho-maria (o leite deve ficar morno). O leite que sobrar não deve ser aproveitado.

· Para evitar desperdício, é melhor congelar poucas quantidades de cada vez. Não retirar o leite congelado de dentro do freezer para ordenhar sobre o congelado. Se desejar, pode colocar leite ordenhado em outro vasilhame sobre o já congelado no freezer, mas não ordenhar no mesmo frasco onde há leite congelado.

· Para oferecer o leite, é bom dar preferência ao copinho ou xícara ou colher, evitando confusão de bicos.