Amigas do Peito

Olá,

Ainda sobre amamentação e volta ao trabalho: Não vou usar mamadeira, pretendo usar o copinho. Já ouvi falar nos copinhos de treinamento. São aqueles com tampa e um “bico” com furos? Eu posso usar esse para um bebê de 1 ou 2 meses? Será que ele não vai “mamar” no bico do copo como faria na mamadeira?

Ou posso usar não deixando ele mamar no bico do copo, deixando ele sorver o leite devagarinho?

Grata,

P.

 

Cara P.,

Em primeiro lugar: desculpe a demora em te responder!! Normalmente, enviamos as respostas em poucos dias, mas estive com marido e filho doentes… já viu, né? Quando percebi, havia deixado três cartinhas sem resposta.

Fico um pouco na dúvida sobre como te responder, pois você não deu informações sobre seu bebê e em quanto tempo teria que voltar ao trabalho. Outra coisa importante é saber quantas horas você passará longe de casa. Tudo isso afeta bastante o planejamento. (Você ainda está grávida? Ou é profissional de saúde e quer orientar outras mães?)

Como tudo na vida, também não existe uma fórmula que dê certo com todos os bebês, mães e famílias. É preciso ir testando e conhecendo o ritmo da criança e vendo com que tipo de substituto ela se adapta melhor. Se você tiver a licença maternidade padrão brasileira, de 120 dias, não vejo motivo para começar a adaptar o bebê aos 2 meses! Quanto mais tarde você começar, mais amadurecido ele vai estar para o processo. Eu também ficava bastante aflita com isso na época em que o meu filhinho era pequeno. A gente fica querendo que dê tudo certo e acaba antecipando algumas etapas.

Depois de quase quatro anos trabalhando como voluntária nas Amigas do Peito, aprendi que é muito importante aproveitar os primeiros meses para consolidar a amamentação, sem uso de quaisquer outros bicos (também para isso não existe tempo exato, mas eu diria que pelo menos dois meses). Quanto tudo vai bem, com mãe, criança e família satisfeitas, aí a gente começa a planejar a próxima fase. Ao contrário do que a gente imagina, não é preciso treinar o bebê com antecedência. Quanto mais perto da volta ao trabalho, maior a tendência dele se adaptar, pois já estará chegando numa fase mais madura. Nessa hora, basta ter um pouquinho de paciência e ir testando o método que o bebê se adapta melhor: copinho simples, copinho com colher na ponta, copo com bico duro e até mamadeira se for o caso, com o seu leite dentro, é claro! Se o bebê estiver mamando há mais de três ou quatro meses exclusivamente no peito, dificilmente ele vai desmamar por causa disso. E você pode continuar amamentando de manhã e à noite.

Ah, lembre que mulheres em amamentação exclusiva têm direito a mais 15 dias de licença maternidade. Além disso, a maioria dos estados também concede uma hora extra de licença durante o horário de trabalho que pode ser usada como a funcionária preferir (ou chegar mais tarde, ou sair no meio, ou sair mais cedo, por exemplo).

Qualquer dúvida, escreva para a gente.

Um abraço,

Karina Amigas do Peito