Amigas do Peito

Boletim  Peito Aberto

Ano 24, Número 77, abril de 2012.

—————————————————————-

Sumário

1.  Editorial: RIO – ECO+20

2.  Novidades: Celebração do Prêmio - Clínica da Família Inaugurada com o Nome da Fundadora do Grupo de mães Amigas do Peito- Bibi Vogel!

 

3. Conversando sobre amamentação: Entendendo o Passado, Planejando o Futuro

4. Rede de Apoio entrar no site e participar

5. Lojinha: Travesseiros de gatinhos que mamam!

6. Especial: MINA MInA

7.  Agenda de Reuniões: 4 grupospara você escolher

8. Expediente: novas formas de atendimento.

 

 

—————————————————————————————-

1. Editorial

—————————————————————————————-

ECO mais 20 quem vai? Imaginamos um bom número de pessoas ligadas à Amamentação participando e podendo conversar sobre a importância da amamentação para o planeta, o desenvolvimento de cada criança e a sustentabilidade. Desde 1992 que se fala de Amamentação como ato ecológico, e atualmente a dimensão do que é ecológico foi estudada e bem mais elaborada. Bom, e a amamentação então ficou mais dentro do tema ainda.  Quem não pode se inscrever e desejar participar pode fazer via Amigas do Peito ou IBFAN, enviando cartas, idéias e proposições.

 

 

—————————————————————————————-

2. Novidades: Celebração do Prêmio - Clínica da Família Inaugurada com o Nome da Fundadora do Grupo de mães Amigas do Peito- Bibi Vogel!

 

—————————————————————————————-

 

Partindo do prêmio Bibi Vogel merecidamente ganho pelo Município do Rio, com seu trabalho de muitos anos para que a amamentação se instale em todos os rincões do município, desde postos de saúde até as creches públicas, a Secretaria  municipal de Saúde houve por bem batizar a Clínica de Saúde da Família localizada no Engenho da Rainha com o nome da Fundadora do Grupo de Mães Amigas do Peito, Bibi Vogel. As Amigas do Peito estiveram presentes juntamente com Aline da IBFAN Rio e participaram de uma reunião de troca de experiências com profissionais da Secretaria. Mais um ponto de apoio para a família que deseja amamentar!!!!

 

—————————————————————————————-

3. Conversando sobre Amamentação: Entendendo o Passado, Planejando o Futuro

—————————————————————————————--

O Tema da Semana Mundial de 2012 é “Entendendo o passado - planejando o Futuro: Comemorando 10 anos da Estratégia Global OMS/UNICEF para Alimentação Infantil e da Criança Pequena“.

Bom refletirmos sobre este tema nas mais diversas atividades desenvolvidas na nossa vida.

Entretanto, numa conversa com uma amiga de S. Paulo, a Ana Julia Colameu, ela teve a idéia de reforçarmos a amamentação em locais públicos. Pensamos que seria interessante propor este tema à WABA que coordena internacionalmente a Semana (veja informações no site www.waba.org.my). Que tal colocarmos o tema AMAMENTAR EM QUALQUER LUGAR para circular? Talvez com muitas cartas indicando…

 

 

—————————————————————————————-

4. Rede de Apoio – O que cada um pode depositar !

—————————————————————————————-

AGORA direto no Site!! Clique e doe!!!!!

 

 

—————————————————————————————-

5. Lojinha – Voltamos a produzir travesseiros com bichinhos que mamam e almofadas

—————————————————————————————-

* Para quem ainda não participou da nossa Rede de Apoio e gostaria de ajudar, as Amigas do Peito recebem doações de qualquer valor no Banco Bradescoagência 3019-8conta corrente 44109-0 e no Banco Itaú, agência 3820, conta-corrente 13109-6. Caso queira colaborar de outra forma, entre em contato com a nossa sede, através do telefone (21) 2285-7779.

A causa das Amigas do Peito vem ganhando cada vez mais adeptos. Muito obrigado a todos os colaboradores por todo tipo de apoio que temos recebido!

 

 

—————————————————————————————-

6. Especial: MINA MInA

—————————————————————————————-

Faz Muito tempo… início dos anos 90 … Mais de 20 anos!!!! Na época os grupos de mulheres/mães/voluntárias que trabalhavam com Amamentação se reuniram e formaram uma rede e deram o nome de MINA: Movimento de Incentivo Nacional à Amamentação… e “mina” na época era uma gíria que remetia à menina, mulher jovem,  e éramos todas mais ou menos assim, jovens….

Em 2010, alguns grupos novos e outros mais antigos, e que fizeram parte do Antigo MINA resolveram retomar a ideia de uma rede de apoio entre os grupos de mães que trabalham com a amamentação. Feita uma reunião de representantes dos grupos não profissionais de apoio à amamentação, foi criado novo MInA  pensando na imagem do MINA antigo de uma flor com muitas pétalas, coisa feminina e alegre, simbolizando os muitos grupos, mas com nova idéia nas letras da sigla: Mulheres Investindo/incentivando na/a Amamentação.

E desde então, a rede se consulta, se comunica com tranqüilidade, com vagar, com respeito, e os resultados são opiniões de vários locais sobre programas de encontros, propostas de trabalho conjunto, e revitalização da energia que envolve a amamentação e o apoio de mulher para mulher, representatividade na emissão de opiniões, críticas e propostas quando nos consultam ou quando nos oferecemos para participar de atividades que são relacionadas com amamentação. Por exemplo, formamos um conjunto de proposições juntamente com outras pessoas consultadas sobre o Prêmio Bibi Vogel.

Atualmente reconhecemos que precisamos anunciar mais abertamente a existência desta rede brasileira de grupos de mães, pois muitos acham que morreu faz tempo e nem sabe que ela voltou a ser atuante.

Anunciamos que o MINA agora é MInA!!!! Está vivo e muito bem!!!!

 

 

 

—————————————————————————————-

7. Agenda de Reuniões

—————————————————————————————-

* Grupo de Botafogo:PRIMEIRAsexta-feira do mês,9h, na Casa de Rui Barbosa, Rua São Clemente, 134, próximo ao Metrô e com estacionamento grátis.

* Grupo da Tijuca: QUARTA terça-feira, 14h, na Igreja dos Capuchinhos, Rua Haddock Lobo, 266. Outra Entrada: Rua Alberto de Siqueira, 29.

* Grupo do Catete:TERCEIRA sexta-feira, 9h, no Museu da República, Rua do Catete, 153.

* Grupo de Niterói: TERCEIRO sábado, 9h, na frente da Biblioteca Infantil do Campo de São Bento, em Icaraí.

*Nos encontramos por lá!

 

 

—————————————————————————————-

 

8. Expediente

—————————————————————————————-

NOVOS HORÁRIOS DE ATENDIMENTO NA SEDE: Sexta feira no meio do dia

Disque-Amamentação: (21)-22857779 Deixe seu recado na secretária eletrônica que ligaremos a cobrar assim que possível).

Visite nossa página atualizada! www.amigasdopeito.org.br

Fale conosco: amigasdopeito@amigasdopeito.org.br

Sede das Amigas do Peito Tels.: (21) 2285-7779 - Fax: (21) 2205-7640 Rua do Catete, 214/612 - Rio de Janeiro, RJ - 22220-001 Horário de funcionamento: das 9h às 17h Emergências: ligue (21) 2508-1001 ou 4001-7722, código MOBI: 215 89 75