Amigas do Peito

1. Novidades - Novo Boletim, Santa Teresa e SMAM!  2. Conversando sobre Amamentação - depoimento de mãe  3. Rede de Apoio - Como participar?  4. Lojinha - novos produtos!  5. Encontros  6. Semana Mundial da Amamentação  7. Expediente

1. Novidades - Novo Boletim e Santa Teresa!

Olá, você está recebendo o boletim Peito Aberto das Amigas do Peito em novo formato! Queremos melhorar o contato com todas as pessoas que nos procuram. Para isso, estamos atualizando nosso cadastro e também reformulando nossa página na Internet.

A grande novidade do mês é a criação do Grupo de Santa Teresa. A inauguração será no próximo sábado, dia 28 de agosto, às 10h, no Museu Casa de Benjamim Constant (R. Monte Alegre, 255, tel.: 2509-1248). Veja mais informações abaixo, nesse boletim.

Em setembro, teremos a Semana Mundial de Amamentação. Veja abaixo os eventos que contarão com a presença das Amigas do Peito.

2. Conversando sobre Amamentação - depoimento de mãe

Nessa seção, teremos sempre algum depoimento, carta ou resposta das Amigas sobre amamentação. Mandem sugestões!

“Há 9 anos, tive meu filho Mateus e passei pela experiência da amamentação sem grandes dificuldades. Ele mamava quase de hora em hora, às vezes menos tempo, o que era um pouco cansativo. Em 1999, entrei para as Amigas do Peito, porque tinha o desejo de fazer um trabalho voluntário nessa área. Em julho de 2004, tive minha filha Joana e a minha experiência nos primeiros 15 dias com ela foi decepcionante. Julguei que como “estudiosa” e profissional da amamentação, fosse ter um “sucesso” estrondoso com ela! Em 20 dias, Joana só havia ganho 100 gramas, apesar de ter crescido 3 centímetros. Saí do consultório da pediatra com a indicação de complementar as mamadas com o famigerado Nan e com uma vergonha indescritível. Me senti colocando uma arma na boca da minha filha com as complementações que dei. Como eu - que atendo no Disque-Amamentação - auxilio mães a buscarem soluções para suas dificuldades, não conseguia sequer notar as minhas e resolvê-las?! Bom, mais uma vez, vi, como esse Grupo de Mães, tem um valor inestimável! Ele não é um tira dúvidas, é um suporte, um aconchego de mãe, um apoio, um estímulo, um amigo do peito verdadeiro, porque nos ajuda a acreditar mais em nós e a ver que ninguém está isento de passar por dificuldades, e que o grupo existe para nos ajudar a vencê-las!” Depoimento Claudia Imenes, integrante das Amigas do Peito desde 1999

3. Rede de Apoio - Como participar?

As Amigas do Peito estão comemorando 24 anos de existência em 2004.  Toda essa história tem sido possível graças ao trabalho voluntário de mães, pais, familiares e amigos que participam do grupo. Para fortalecer os laços com todas essas pessoas estamos criando a Rede de Apoio às Amigas do Peito.

O objetivo é dar apoio às Amigas! Por isso, convidamos tod@s a colaborar! Na nossa página, há muitas informações na seção Como Participar? sobre voluntariado, participação de empresas, ajuda e doações.

Quem preferir, poderá fazer doações em dinheiro através de depósito, DOC ou boleto bancário. Para solicitar um boleto pronto, basta ligar para (21) 2285-7779.

4. Lojinha - novos produtos

Uma das nossas integrantes, a designer Joana Pegado, está desenvolvendo produtos para as Amigas do Peito. São macacões, kepinas, bichinhos que amamentam seus filhotes, bolsas e outros itens interessantes. São presentes muito legais para quem está grávida ou tem filhos pequenos. Está tudo na seção Lojinha da nossa página — os modelos, as fotos e os preços!

As compras podem ser feitas diretamente nas reuniões dos grupos e na nossa sede. As encomendas podem ser por telefone ou e-mail, com entregas pelo correio.

5. Encontros

Novidade: Grupo de Santa Teresa! O evento de inauguração será no sábado, dia 28 de agosto, às 10h, no Museu Casa de Benjamim Constant (R. Monte Alegre, 255, tel.: 2509-1248). Todas as pessoas são bem-vindas! Vai ter música, brincadeiras e muita conversa sobre amamentação. As reuniões mensais acontecerão no local toda 3a. quinta-feira do mês, às 9h, coordenadas pelas Amigas Anna Bassevi e Bia Pacheco.

Grupo da Gávea: próximo encontro sexta-feira, 27 de agosto, às 14h, no Solar Grand Jean de Montigny, na PUC-Rio, Rua Marquês de São Vicente, 225. (Reuniões mensais toda última sexta-feira do mês, às 14h).

Grupo de Botafogo: próxima reunião sexta-feira, 3 de setembro, às 10h, na Casa de Rui Barbosa, Rua São Clemente, 134, próximo ao Metrô e com estacionamento grátis. (Reuniões mensais toda primeira sexta-feira do mês, às 10h)

Grupo de Niterói (ver o item 6 deste boletim).

Grupo da Tijuca: próxima reunião terça-feira, 14 de setembro, às 14h, na Igreja dos Capuchinhos, Rua Haddock Lobo, 266. (Reuniões mensais toda 2a e 4a. terça-feira do mês, às 14h.

6. Semana Mundial de Amamentação - Setembro/2004

Abertura da Semana Mundial de Amamentação: A SMAM de 2004 ocorrerá entre os dias 13 à 18 de setembro, com o tema “Aleitamento Materno Exclusivo: Seguro, Saudável e Sustentável”. A abertura será no dia 1o. de setembro, promovida pelo Grupo Técnico Interinstitucional de Aleitamento Materno / PAISMCA /SES-RJ. Nossa Amiga do Peito, Claudia Orthof, falará às 10h, na mesa redonda “O Aleitamento Materno Exclusivo na ótica da mulher, dos movimentos sociais e sua importância para o bebê a termo e prematuro”. (Local: Auditório da SES - Rua México 128 - 10º andar - Centro, Rio)

Fórum sobre Amamentação no Via Parque Shopping: As Amigas do Peito farão quatro palestras nos dias 16, 17, 18 e 19 de setembro. Serão no Via Parque Shopping (Av.Ayrton Senna, 3000, Barra da Tijuca, Tel.: (21) 2421-9251, e-mail sac@shoppingviaparque.com.br)

Grupo de Niterói: próximo encontro sábado, 18 de setembro, às 9h, na Biblioteca Infantil do Campo de São Bento, em Icaraí. (Reuniões mensais todo 3o. sábado do mês às 9h).

Nos encontramos por lá!

7. Expediente

Colaboraram nesta edição Karina Kuschnir, Claudia Imenes, Luiza Margem (estagiária), Rosimar Teykal, Maria Lucia Futuro, Maria Alice Nogueira.  Obrigada!

 Esse post foi publicado  de domingo, 1 de agosto de 2004 às 15:22,