Amigas do Peito

Eventos de 2005

Veja os eventos realizados e o cronograma das entrevistas e matérias concedidas pelas Amigas do Peito no ano de 2005.

 

 

 EVENTOS REALIZADOS

Resumo das Atividades das Amigas do Peito em 2005

Confira o resumo de nossas atividades no ano de 2005, clicando aqui.

Humanização do Parto e do Nascimento – 30/nov a 3/dez 2005

      

As Amigas do Peito apóiam a realização da II Conferência Internacional sobre Humanização do Parto e do Nascimento, que ocorrerá em conjunto com o IV Congresso Internacional Ecologia do Parto e Nascimento e o XV Encontro de Gestação e Parto Natural Conscientes. O objetivo do evento é aprofundar a discussão da situação do parto e nascimento em todo o mundo contribuindo para o desenvolvimento de uma sociedade mais solidária e comprometida com a paz. Estão convidados a participar todos os profissionais e estudantes interessados no cuidado ao parto e nascimento incluindo organizações de mulheres, de consumidores, educadores, cientistas sociais, administradores de saúde, formuladores de políticas, profissionais de mídia, gestantes e suas famílias. A realização é da Rede Nacional pela Humanização do Parto e Nascimento (Rehuna) e da prefeitura do Rio de Janeiro, com apoio de diversas organizações. O evento será no Rio de Janeiro, entre os dias 30 de novembro a 3 de dezembro de 2005.
Veja mais

Nascimento, Amamentação e Desmame nos Ciclos da Vida (outubro/2005)

    

Amigas do Peito apóiam o encontro Nascimento, Amamentação e Desmame nos Ciclos de Vida, que acontecerá no dia 22 de outubro de 2005, das 8 às 18 horas, no Instituto de Letras da UFF (Bloco B, 4º andar – auditório Macunaíma, Campus Gragoatá, entrada por São Domingos). Nossas representantes darão as palestras “Gravidez e Nascimento” (Claudia Orthof) e “Amamentação e Desmame”. Às 17 horas, haverá show do grupo Gaz, composto por jovens que cantam à capela. Para inscrições ou informações, clique aqui ou ligue (21) 2710-0873.

Prêmio Bíbi Vogel – Ministério da Saúde (20/10/2005)

  

O Prêmio Bíbi Vogel foi lançado pelo Ministério da Saúde em sete de abril de 2005, na semana em que completava um ano de morte da própria Bíbi, fundadora das Amigas do Peito. O tema deste ano foi “Município que promove a amamentação promove a saúde”, estimulando iniciativas locais que apresentaram trabalhos criativos e abrangentes relacionados à amamentação. A cerimônia de premiação foi adiada e será dia 20 de outubro de 2005, em Fortaleza, CE. Nosos parabéns antecipados a todos que se inscreveram!
Veja mais

Encontro Nacional sobre Segurança Alimentar na Infância (set/2005)

  

Entre os dias 14 e 16 de Setembro, as Amigas do Peito Rosimar Teykal e Maria Lucia Futuro participaram em São Paulo do I Encontro Nacional sobre Segurança Alimentar na Infância (ENSAPI), realizado no Senac Consolação, com o apoio da IBFAN. Nossas representantes fizeram parte das mesas “A amamentação sob a ótica da mulher” e “Educar para proteger a amamentação”. Maria Lucia coordenou também a oficina “Educação para a proteção da amamentação”. A programação completa do evento podem ser consultada em www.aleitamento.com/ensapi.

Amigas do Peito – 25 Anos em 2005 – Festa no Museu da República!

  

comemoração dos 25 Anos das Amigas do Peito no Museu da República, dia 27 de agosto, foi um sucesso! Mais de cem pessoas passaram por lá. Foram muitas atividades ao longo do dia: grupos de apoio, brincadeiras com crianças, fotos de amamentação, exposição da colcha de retalhos com a história das Amigas, além de conversas e diversão, é claro. Várias gerações de Amigas do Peito se encontraram, além de pais, mães, bebês, vovós, vovôs, amigos, amigas e crianças. Foi muito bom rever velha(o)s amiga(o)s, seus filho(a)s já crescidos e confirmar nosso lema: peito de mãe é bom para a vida!

Muito obrigada ao Museu da República que nos apoiou, às instituições que nos homenagearam e a tod@s que participaram dessa festa!

Amigas do Peito na Semana Mundial de Amamentação (agosto/2005)

  

Agosto foi o mês da Semana Mundial de Amamentação 2005. As Amigas do Peito participaram da Abertura da SMAM no Rio de Janeiro e também do V Congreso Argentino de Lactancia Materna, em Buenos Aires (ver abaixo). Além disso, em Brasília, recebemos um diploma do Ministério da Saúde, em reconhecimento aos nossos 25 anos de trabalho apoiando a amamentação. Para completar, colaboramos em muitas entrevistas e notinhas na imprensa.

V Congreso Argentino de Lactancia Materna, em Buenos Aires (agosto/2005)

  

As Amigas do Peito participaram do evento representadas por Maria Lucia Futuro. Na ocasião, foi apresentado um vídeo e várias homenagens à fundadora das Amigas do Peito, Bibi Vogel. Maria Lucia coordenou um grupo de apoio à amamentação e falou sobre o material educativo das Amigas do Peito no painel sobre Arte e Amamentação. Participou também da mesa redonda Aleitamento Materno e Comunidade. Além da programação oficial, houve diversos encontros informais com representantes de entidades que apóiam a amamentação como La Leche League, Amamanta, Lacma e profissionais ligados à educação.

Semana Mundial de Amamentação – WABA (25 a 31 de agosto/2005)

  

A Semana Mundial de Amamentação 2005 (SMAM) foi comemorada entre os dias 25 e 31 de agosto. O objetivo desse ano era conversar sobre o desmame gradual após o período de amamentação exclusiva de seis meses. Costuma ser justamente nessa fase que o bebê começa a ganhar dentes e se interessar pelos alimentos. Com um pouquinho de bom senso e respeito aos diferentes hábitos regionais, o cardápio da família pode ser adaptado, incluindo frutas, legumes e comidas saudáveis para todos! Como vocês sabem, esse é um assunto muito presente nas nossas reuniões e aqui na página das Amigas do Peito. O folder completo da SMAM, divulgado pela World Alliance for Breastfeeding Action (WABA), foi traduzido para o português por Luciana Florêncio (Grupo Origem).

Amamentação, Cultura e Ecofeminismo - V Fórum Social Mundial

  

As Amigas estiveram no V Fórum Social Mundial, em Porto Alegre, e realizaram uma mesa redonda com o tema “Amamentação, Cultura e Ecofeminismo”.Um dos pontos vistos foi a incoerência das propostas da Organização Internacional do Trabalho, que regula a licença maternidade de 12 semanas, e da Organização Mundial de Saúde, que preconiza seis meses de amamentação exclusiva.

O assunto mais amplamente discutido foi a Ecologia da includência, feminina, acolhedora, que cuida dos seres, do ambiente, dos corpos, de si, da Terra, como uma forma amorosa de atuação no nosso planeta. A amamentação foi vista dentro das questões estéticas, da beleza do ato de amamentar, do ato de cuidar e preservar a beleza do mundo que nos cerca, das questões étnicas, independentemente da cor de nossa pele.

A amamentação foi colocada como garantia de qualidade de vida e, muitas vezes, de sobrevivência de cada ser humano. Questões de gênero foram desprezadas e focalizou-se a criança que mama – independentemente de ser menino ou menina –, dentro das questões de segurança alimentar, do direito humano, das políticas e das questões econômicas; afinal, leite de mãe não tem preço! (Texto resumo da mesa redonda das Amigas do Peito, por Maria Lúcia Futuro).

Dia Internacional da Mulher – Março de 2005

  

Comemorando o Dia Internacional da Mulher e iniciando as festividades de seus 25 anos, as Amigas do Peito – em parceria com o Quiosque Baixo Bebê – atenderam mães, pais, bebês, famílias e interessados em conversar e tirar dúvidas sobre amamentação. O encontro foi realizado em uma tenda em frente ao Quiosque Baixo Bebê, no canteiro central da praia, dia 6 de março, domingo, entre 9 e 14 horas.

 

 

 

 

Eventos de 2004

Veja os eventos realizados pelas Amigas do Peito no ano de 2004.

 

 

Balanço 2004

Queridas amigas e amigos do peito,

Em 2004, vivemos momentos de dor e alegria. Bíbi Vogel nos deixou com imensas saudades… mas também com uma enorme energia positiva, acreditando sempre, como ela dizia, que “as Amigas do Peito são maravilhosas!!”

Vivemos e trabalhamos intensamente pela amamentação: realizamos 60 reuniões nos grupos de apoio, estivemos em 53 eventos e entrevistas, atendemos 1400 telefonemas no Disque-Amamentação e respondemos a mais de 500 cartas por e-mail.

Para 2005, desejamos uma vida com saúde, alegria e coragem; paz e amor; dinheiro e trabalho; justiça e solidariedade; serenidade para o que não se pode mudar, coragem para as mudanças, sabedoria para as escolhas; amizade e bom humor; tempo para fazer o que se gosta!

Para comemorar, inauguramos uma página nova cheia de novidades: dezenas de perguntas e respostas sobre amamentação, depoimentos, fotos, dicas para participar dos grupos de apoio e das Amigas do Peito, uma lojinha com coisas lindas e muito mais!

Tudo isso é fruto dos vínculos de apoio e amizade entre todas as Amigas do Peito e às novas colaborações voluntárias que têm crescido sempre (vejam os créditos). Também agradecemos a tod@s vocês que colaboraram mandando fotos, escrevendo, doando e comprando nossos produtos ligados à amamentação.

Em 2005 vamos comemorar 25 anos: co-memorar é lembrar coletivamente! Vamos participar? Venham aos grupos, liguem, mandem e-mails ou comentem! Estaremos sempre de peito aberto para compartilhar esse apoio!

Palestra na Loja Abracadabra – 7/12/04

Estivemos na loja de produtos infantis Abracadabra em Copacabana, Rio de Janeiro, realizando uma palestra sobre os benefícios da amamentação. Muitas mães e grávidas se interessaram por nosso trabalho e sobre a importância do leite materno para bebês, famílias e toda a sociedade.

Bazar de Natal da PUC-Rio – 8 a 19/11/04

  

Marcamos presença no Bazar de Natal da PUC-Rio e expusemos nossos produtos em uma barraquinha. As vendas foram todas revertidas para a manutenção do Disque-Amamentação.

I Seminário Método Mãe Canguru – 8 a 10/11/04

  

Participamos do Seminário Método Mãe Canguru em sua primeira edição realizada no auditório do BNDES, no Rio de Janeiro. Os debates correram de forma didática, deixando claro que a melhor forma de cuidar de um recém nascido, ainda mais no caso de prematuros, é dando muito colo, carinho e leite materno.

28º Expo Bebê & Gestante – 2/11/04

  

No início do mês estivemos no Rio Centro, na Barra da Tijuca, Rio de Janeiro, durante a Feira Expo Bebê & Gestante que realizou sua 28º edição. Expusemos nossos produtos e pudemos fazer uma boa divulgação de nosso trabalho com panfletos e dicas para as mães que desejam amamentar.

Disque-Amamentação na Revista Crescer – 19/10/04

 

A convite da editora da Revista Crescer, divulgamos o Disque-Amamentação, nosso serviço de atendimento telefônico à mães e famílias que estão enfrentando dificuldades durante o processo de amamentação de seus filhos. O número (21-2285-7779) saiu na edição de Novembro.

III Encontro do Projeto SER – 15/10/04

 

O convite feito em parceria com o Sesc de São Gonçalo e com a ABRAE foi atendido e participamos de uma mesa redonda que discutiu a postura da escola em relação à prática da amamentação.

25 Anos da IBFAN – 14/10/04

  

Em uma data tão especial como esta, não poderíamos deixar de parabenizar o grupo Rede Internacional em Defesa do Direito de Amamentar, a IBFAN, por todos os seus feitos nesses 25 anos de apoio e incentivo à amamentação.

Dia Mundial da Alimentação – 2/10/04

Participamos da Feirinha da Glória, organizada por Renato, autor e organizador do Guia da Vida Saudável. Como a comemoração era pelo dia da alimentação, nada mais apropriado do que nós, que defendemos o primeiro alimento do bebê, estivéssemos presentes.

Ciclo de Palestras para o Shopping Via Parque – 16 a 19/9/04

  

Nos dias 16, 17, 18 e 19 estivemos no Shopping Via Parque, na Barra da Tijuca, no Rio de Janeiro, realizando palestras informais, mas informativas, sobre a importância da amamentação e como nosso trabalho tem sido desenvolvido em prol desta causa.

Entrevista para a TVE – 10/9/04

 

Fomos entrevistadas pela equipe da TVE sobre a importância da Semana Mundial da Amamentação e também sobre nosso trabalho ligado à amamentação. Foi feito uma associação de instituições como as Amigas do Peito que têm seu apoio cada vez mais reconhecido através de evento como a SMAM.

Abertura da Semana Mundial da Amamentação – 10/9/04

  

No dia 10 estivemos no Instituto Fernandes Figueira juntamente com o Ministro da Saúde Humberto Costa para comemorarmos a abertura da Semana Mundial da Amamentação em todo o país.

Mesa Redonda na Rádio Nacional – 9/9/04

 

Participamos de uma mesa redonda com temas relacionados à amamentação na Rádio Nacional com outros profissionais que também defendem a amamentação. Fomos a única ONG presente no programa.

Seminário Estadual de Abertura da SMAM – 1/9/04

No dia 1º do mês estivemos na abertura da Semana Mundial de Amamentação, SMAM, marcando o início das atividades comemorativas ligadas à causa da amamentação.

Entrevista para a Rádio MEC – 27/8/04

 

Por telefone, concedemos uma entrevista à Rádio MEC sobre a Semana Mundial da Amamentação, SMAM. Explicamos a importância deste evento tanto para nós que estamos relacionadas à causa quanto para outros setores da sociedade, e falamos sobre os eventos que as Amigas do Peito iriam realizar em comemoração à data.

Reunião sobre Aleitamento Materno – 18/8/04

Participamos de uma reunião sobre o incentivo ao aleitamento materno na Câmara Municipal de Niterói, presidida pelo vereador Rodrigo Neves. Ressaltou-se a importância do governo em campanhas que estimulem a amamentação.

Entrevista para o Jornal Anchieta da PUC – 6/8/04

 

Mais uma vez nosso trabalho foi difundido no Campus da PUC-Rio. Fomos entrevistadas para uma matéria do Jornal Anchieta, de circulação interna e em comunidades ligadas à Universidade.

Reunião de Valorização da Paternidade – Macrofunção – 7/07/04

Participamos da reunião pela valorização da paternidade, que enfatiza a importância da presença paterna durante o período de amamentação da criança. Opinamos em relação à ampliação de movimentos que ressaltem o papel do pai no processo de criação dos filhos.

Entrevista para a Rádio Nacional – 8/7/04

A convite da Rádio Nacional estivemos em uma mesa redonda que discutia o tema “Ongs que deram certo – Dificuldades e Atividades”. Falamos de nosso tempo de existência e de todos os projetos até hoje desenvolvidos por nós.

Distribuição de panfletos no HemoRio – 22 e 23/06/04

 

Convidadas pela diretoria geral do Instituto Estadual de Hematologia Arthur de Silveira Cavalcanti, o HemoRio, estivemos distribuindo panfletos com informações sobre nosso trabalho e reuniões de grupo nos dias 22 e 23 deste mês.

Entrevista para o Projeto Comunicar – 4/6/04

 

Fomos entrevistadas por estagiárias de Jornalismo da PUC-Rio para o Jornal da PUC, uma das áreas do Projeto Comunicar da Universidade. Explicamos nosso trabalho e ressaltamos a importância das reuniões de grupo que ocorrem em diversos bairros da cidade, inclusive no Solar Grand Jean de Montigny, na PUC-Rio, na Gávea.

II Congresso Internacional Ecologia, Parto e Nascimento – 27 a 30/05/04

 

Estivemos quase todas no II Congresso Internacional Ecologia, Parto e Nascimento – Uma Celebração à Vida, um evento com mesas redondas, debates e seminários, realizados nos dia 27, 28, 29 e 30 na UERJ. Além estarmos todas juntas de profissionais e voluntários que batalham pela mesma causa, conhecemos outras pessoas que expandiram ainda mais nosso ciclo de apoio à amamentação.

Entrevista para Unirio – 19/4/04

 

Alunas do Curso de Enfermagem na Faculdade Unirio, estiveram em nossa sede e nos entrevistaram sobre nosso trabalho. A conversa fluiu de maneira proveitosa, muito pelo interesse que as estudantes da área médica demonstraram em relação ao tema da amamentação.

Homenagem à Bibi Vogel – 12/4/04

A maioria das curadoras que coordenam atualmente as Amigas do Peito compareceram à homenagem póstuma realizada pelo Cedim, Conselho Estadual dos Direitos da Mulher, à Bibi Vogel, morta no dia 3 em Buenos Aires, Argentina. A cerimônia foi emocionante para todas, tanto pela ausência da amiga como pela certeza de que uma grande mulher, que sempre lutou por causas nobres, não mais estaria na ativa diretamente conosco.

Passeata comemorativa do Dia Internacional da Mulher – 8/3/04

Como não poderia ser, as Amigas do Peito estiveram na passeata que partiu da Igreja da Candelária, em comemoração ao Dia Internacional da Mulher, no dia 8 de março. Defendendo um direito único da mulher, como a amamentação, distribuímos panfletos, conversamos com companheiras de luta e mostramos que nossa causa é também uma causa feminista.

Bibi Vogel – Diploma Mulher-Cidadã / CMRJ – 9/03/04

Estivemos presentes em uma cerimônia que homenageou nossa Amiga e fundadora, Bíbi Vogel, que foi homenageada com o Diploma Mulher Cidadã Leolinda de Figueiredo Dalto. Recebemos em nome de Bíbi o prêmio, já que ela não pode comparecer por motivos de saúde, que não a permitiram deixar sua casa em Buenos Aires, Argentina.

Programa Jogo Aberto, TV Universitária da Faculdade Veiga de Almeida – Março/04

 

Duas de nossas Amigas foram entrevistadas pelo Programa Jogo Aberto, veiculado no canal 16 da TV a Cabo e realizado por iniciativa da Faculdade Veiga de Almeida. Durante o programa, falaram de nosso trabalho, como foi criado, quais os nossos objetivos e tudo que temos aprendido nesses 24 anos de existência.

Programa Jogo Aberto, TV Universitária da Faculdade Veiga de Almeida – Março/04

 

As Amigas do Peito estiveram presentes na reunião da Cemina, Comunicação, Educação e Informação em Gênero, e auxiliaram no planejamento das atividades que comemorariam o Dia Internacional da Mulher, em 8 de março.

Eventos 2003

Veja os eventos realizados pelas Amigas do Peito no ano de 2003.

 

 

 

 

 

 

 

Eventos de 2003

Veja os eventos realizados pelas Amigas do Peito no ano de 2003.

 

Semana Mundial da Amamentação 2003

A primeira semana de outubro mobiliza a todos na celebração da prática da amamentação. A partilha da experiência, a importância da amamentação, amplamente reconhecida, estará em evidência em todo o Brasil. No Rio de Janeiro as Amigas do Peito estarão em atividade especial no dia 5 , domingo, em Copacabana.

O tema é escolhido para ser refletido, trabalhado e fortalecido será “Amamentando num Mundo Globalizado, Semeando Paz e Amor”.

Montaremos uma Barraca da Amamentação, que estará no calçadão de Copacabana entre os postos 4 e 5 com folhetos explicativos e com várias participantes do grupo para conversar e tirar dúvidas.

Ficam convidadas TODAS as pessoas que desejarem partilhar esta experiência conosco e conhecer nosso material educativo. Será uma manhã alegre e comunicativa.

Amamentação no Mundo Globalizado - pela Paz e Justiça

Este é o slogan da Semana Mundial da Amamentação, do ano 2003, que será comemorado no Brasil, de 1 a 7 de outubro, mobilizando a todos na direção da partilha.

“Amamentação tem tudo a ver com justiça e paz. É a forma natural, universal e cheia de paz de nutrir nossas crianças. Num mundo constantemente atacado por injustiças, violência e guerra, a amamentação pode ser uma sentinela da paz - paz interior, paz com outras pessoas e paz com o meio ambiente”. (Anwar Fazal, Co-fundador da WABA e IBFAN, ganhador do Right Livelihood Award, 1982).

Nós, Amigas do Peito, já estamos organizando nossas atividades para a comemoração deste ano.

8 a 11 de novembro de 2003

VIII ENAM - ENCONTRO NACIONAL DE ALEITAMENTO MATERNO

A rede IBFAN (Rede Internacional em Defesa do Direito de Amamentar) convida para o VIII ENAM que acontecerá de 08 a 11 de novembro de 2003 em Cuiabá-MT.

O ENAM - O leite materno tem sido reconhecido como a única fonte de nutrientes adequada à criança nos primeiros seis meses de vida. Embora quanto ao aspecto nutricional esta afirmativa seja indiscutível, na prática ainda se observam altas taxas de desmame precoce, derivadas de fatores variados, ocasionando graves conseqüências para a saúde infantil. Essa situação é ainda agravada significativamente pelo marketing de fórmulas infantis. O ENAM é um espaço aberto para grande troca de experiências,

contribuindo para solidificar a interação entre diversas áreas e segmentos envolvidos com o aleitamento materno.

O ENAM terá Conferências, Mesas Redondas, Sessões Interativas, Colóquios com Especialistas, Reuniões de Grupos, Stands, Debates, enfocando dentre outros os seguintes temas: Humanização e Atenção ao Prematuro; Iniciativa Hospital Amigo da Criança; Manejo clínico da Amamentação; Legislação e defesa da Amamentação; Políticas de Incentivo ao Aleitamento Materno no Brasil; Ações dos Grupos de Incentivo a Amamentação; Comunicação e o Aleitamento Materno; Banco de Leite Humano; Doenças, Drogas e o Aleitamento Materno; Educação, Sexualidade e Amamentação; Saúde Bucal e Amamentação.

Os interessados em apresentar trabalhos deverão enviar o(s) Resumo(s) até o dia 21/10/2003, data de postagem; Os resumos deverão ser enviados pelo Correio ou por e-mail. No primeiro caso além de duas cópias impressas, enviar cópia gravada em disquete para:

Secretaria de Estado de Saúde - MT.

Setor: Assessoria de Comunicação Social e Educação em Saúde.

Rua Paiaguás, Bloco 05, Quadra: 12, Lote: 02 - CPA

CEP: 78070-970 Cuiabá-MT

ou por e-mail: janaina.amadio@terra.com.br

Inscrições até o dia 5/11/2003 através do Tel.: (065) 324-1644 ou e-mail: industriadeeventos@terra.com.br.